Política

Carmen Lúcia assume análise de proposta sobre propaganda eleitoral

Ministro substituto do TSE, Carlos Velloso Filho, renunciou por motivos de saúde

Por Da Redação
Ás

Carmen Lúcia assume análise de proposta sobre propaganda eleitoral

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Edson Fachin, comunicou nesta sexta-feira (18) os colegas de tribunal que o ministro substituto Carlos Mario Velloso Filho renunciou ao cargo por razões de saúde pessoal. 

Em razão da decisão, a ministra Cármen Lucia será a responsável por assumir a análise de processos sobre as propagandas eleitorais de 2022.

A Constituição Federal prevê que o TSE seja formado por três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF); dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ); e dois juristas. A mesma composição é aplicada para os ministros substitutos.

Com a renúncia do ministro Carlos Velloso, o TSE comunicará ao Supremo a vacância do cargo, assim, o STF deverá formar uma lista com indicações e encaminhá-la ao presidente Jair Bolsonaro para indicar um novo nome.

Presidência do TSE

Mesmo com Fachin assumindo a presidência do TSE em fevereiro deste ano, como substituto do ministro Luís Roberto Barroso. Quem vai comandar o tribunal durante as eleições deste ano é o atual vice-presidente do TSE, Alexandre de Moraes, que assumirá a presidência em agosto.

Leia o comunicado do ministro Fachin na íntegra:

"Caríssimas Ministras e Ministros,

peço licença para cumprir o pungente dever de informar a Vossas Excelências que na data de hoje o eminente Ministro Carlos Mario Velloso Filho entregou em mãos comunicado de renúncia ao cargo de Ministro Substituto deste TSE, por imperiosas razões de saúde pessoal.

À Presidência impende também o dever de agradecer imensamente a inestimável e indelével colaboração prestadas por Sua Excelência, estimando plena saúde e melhoras. Outrossim, informo que responderá pelos afazeres referentes à propaganda a Senhora Ministra Carmen Lucia, que aceitou o múnus.

Atenciosamente, Edson Fachin."

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário