Carne bovina importada do Brasil é investigada pela China

Só neste ano, as exportações brasileiras do produto para o país asiático superaram 1 milhão de toneladas

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Carne bovina importada do Brasil é investigada pela China

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O Ministério da Agricultura e Pecuária comunicou que tomou conhecimento da investigação iniciada pelo Ministério do Comércio da China sobre as importações de carne bovina nesta sexta-feira (27). Conforme as informações, a iniciativa vai investigar todos os países que exportam carne bovina para o continente asiático.

As investigações que começaram nesta sexta (27) deverão durar em média de 8 meses, onde deverá analisar o período que compreende o ano de 2019 até o primeiro semestre de 2024. No momento, ainda não existe nenhuma medida preliminar, permanecendo vigente a tarifa de 12% “ad valorem” que a China aplica sobre as importações de carne bovina.

Em nota, o Ministério da Agricultura e Pecuária relatou que "não causa qualquer tipo de prejuízo à indústria chinesa". “Durante os próximos meses, e seguindo o curso e os prazos legais da investigação, o governo brasileiro, em conjunto com o setor exportador, buscará demonstrar que a carne bovina brasileira exportada à China não causa qualquer tipo de prejuízo à indústria chinesa, sendo, pelo contrário, importante fator de complementaridade da produção local chinesa”, afirma o ministério.

Só neste ano, as exportações brasileiras do produto para o país asiático superaram 1 milhão de toneladas, sendo que a China é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina.

“O governo brasileiro reafirma seu compromisso em defender os interesses do agronegócio brasileiro, respeitando as decisões soberanas do nosso principal parceiro comercial, sempre buscando o diálogo construtivo em busca de soluções mutuamente benéficas”, finalizou a nota.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.