Carne continuará mais cara em 2020
Vendas de carne bovina para os asiáticos é o grande responsável pela alta

Foto: Agência Brasil
O valor da carne bovina continuará mais caro em 2020. De acordo com especialista ouvido pela BBC News Brasil, a alta é porque os graves problemas que atingiram a produção de porcos na China, principal parceiro comercial do Brasil e que tem comprado mais carne e desabastecido o mercado brasileiro, ainda estão longe de acabar.
E, em tempos de dólar alto, vender para o exterior é bem mais atrativo que as vendas nacionais. Em outubro, as vendas de carne bovina para os asiáticos subiram 62% sobre setembro, em um total de mais de 65 mil toneladas. Nesse embalo, o preço do boi gordo no Brasil bateu recordes em novembro, segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.
A razão para o aumento envolve, além do fator China, no momento de oferta restrita de bois no Brasil, um tradicional aumento da procura doméstica por carnes no fim do ano e o dólar cotado acima dos R$ 4, aumenta ainda mais o ganho dos exportadores na hora de converter o dinheiro das vendas para o real.