Economia

Carrefour registra prejuízo de R$ 565 milhões no quarto trimestre de 2023

Resultado impactado por fechamento de lojas físicas

Por Da Redação
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Carrefour registra prejuízo de R$ 565 milhões no quarto trimestre de 2023

Foto: Reprodução

O Carrefour Brasil anunciou um prejuízo líquido de R$ 565 milhões no último trimestre de 2023, contrastando com o lucro de R$ 426 milhões registrado no mesmo período do ano anterior. O resultado foi influenciado pelos custos relacionados ao fechamento de lojas físicas. As informações são da CNN.

Durante esse período, a empresa registrou vendas líquidas de R$ 28,1 bilhões, uma leve queda de 0,3% em comparação com o mesmo trimestre de 2022.

O diretor financeiro do grupo, Eric Alencar, explicou que a decisão de encerrar 123 lojas entre supermercados e hipermercados foi tomada no final do ano passado, com 104 delas já fechadas até janeiro deste ano. Esses encerramentos resultaram em um lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) negativo de R$ 61 milhões durante o trimestre.

Alencar ressaltou que a empresa não pretende realizar fechamentos dessa magnitude no futuro, mas pequenas mudanças no portfólio de lojas são consideradas normais.

O Ebitda ajustado do Carrefour Brasil totalizou R$ 1,88 bilhão no trimestre, 5% abaixo do mesmo período do ano anterior, com a margem Ebitda ajustada caindo 0,3 ponto percentual, para 6,7%.

Apesar da retomada da inflação de alimentos desde outubro, os executivos da empresa afirmaram que ainda é necessário uma tendência mais clara para incentivar os clientes a reabastecerem seus estoques.

O Atacadão, um dos principais negócios do Carrefour Brasil, teve um aumento de 3,2% nas vendas no período em relação ao ano anterior, alcançando R$ 19,3 bilhões, com uma margem Ebitda 0,9 ponto percentual mais alta, atingindo 7,2%.

Os resultados foram divulgados um dia após a morte do executivo Abilio Diniz, um dos principais acionistas do grupo Carrefour Brasil, e do Carrefour francês, através de sua holding de investimentos Península.

Quando questionado sobre os planos futuros do Carrefour Brasil, Alencar não forneceu indicações específicas, afirmando que "neste momento, não tivemos cabeça para discutir qualquer uma dessas questões".

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