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Carro elétrico usado perde até 33% do valor em um ano, diz pesquisa

Site iSeeCars mostra perda acentuada de valor em modelos elétricos

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Carro elétrico usado perde até 33% do valor em um ano, diz pesquisa

Pesquisa da ISeeCars.com mostra que consumidor tem receio de comprar carro elétrico usado por conta do alto custo de manutenção 

A venda de carros elétricos vem crescendo, com alguns tropeços, que indicam um momento de ajuste nessa fase de transição. Muitas marcas se movimentaram para reduzir a produção de veículos elétricos novos ou, no mínimo, adiaram o fim de alguns modelos a combustão. A razão é a baixa aceitação por parte dos consumidores que reclamam de preços altos e da infraestrutura difícil para recargas fora de casa. Uma pesquisa feita pela iSeeCars.com, um website de classificados de automóveis e concessionárias, mostra que a desvalorização de modelos elétricos é bem maior que os equipados com motor a combustão. 

Segundo o iSeeCars.com, os carros elétricos usados perderam cerca de um terço do seu valor após um ano. Já os modelos a combustão perderam apenas 5%. Com isso, locadoras de carros na Europa e Estados Unidos retiraram pedidos de carros elétricos das fábricas pois, em geral, eles demoram até 90 dias para serem vendidos. 

Uma ação da Hertz que vendeu carros elétricos com menos de dois anos nos Estados Unidos provou um pouco da realidade dessa pesquisa. Em 2021 a gigante encomendou 100.000 Teslas à fabricante de Elon Musk. Depois voltou atrás em boa parte dos pedidos. Recentemente a marca começou a anunciar os carros usados porém o valor surpreendeu: em média cada carro custa US$ 21 mil, cerca de R$ 105 mil, metade do preço da avaliação de mercado. 

As empresas de locação também reclamam dos altos custos de reparos dos carros elétricos o que faz o passivo aumentar e o lucro diminuir. Na Alemanha a Deutsche Automobil Treuhand também anunciou vendas de carros usados em locação por preço bem mais baixo que a avaliação de mercado. E a Alemanha é o maior mercado de carros elétricos da Europa.

Outra razão para essa queda abrupta de preços, é a chegada de carros chineses ao continente europeu. Em média eles custam entre 25 e 30 mil euros, patamar bem abaixo dos carros tradicionais de marcas europeias. Um carro elétrico padrão na Europa custa em média 40 mil euros enquanto modelos de marca Premium são ainda mais caros. Esse fenômeno tem levado os carros de marcas tradicionais a perderem valor ainda mais rápido. 

É difícil prever o que vai acontecer no futuro. Por um lado os preços devem se acomodar em um patamar mais baixo conforme a tecnologia fique mais disseminada. 

Marcas tradicionais europeias como o grupo Stellantis donos da Opel, Peugeot Citroën já tem planos de produzir carros elétricos europeus a um custo mais acessível. Mas não se sabe se isso será suficiente. Fato é que um em um momento de transição, especialmente um segmento tão tradicional como da mobilidade, alguns percalços fazem parte do caminho. 

 

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