• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Casa onde viveu Maria da Penha é declarada patrimônio histórico do Ceará
Brasil

Casa onde viveu Maria da Penha é declarada patrimônio histórico do Ceará

Local atuará na preservação da memória e da luta histórica da ativista

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Casa onde viveu Maria da Penha é declarada patrimônio histórico do Ceará

Foto: Divulgação/MM

O governo do Ceará recentemente declarou como patrimônio histórico do Estado a casa onde residiu a ativista pelos direitos das mulheres, Maria da Penha Fernandes. No Diário Oficial, o governo reconhece a importância e relevância do imóvel, localizado em Fortaleza, para a criação do Memorial Maria da Penha.

O objetivo é que o local atue na preservação e valorização da memória e da luta histórica de Maria da Penha, "que transformou sua dor em propósito de vida até os dias de hoje", diz o documento.

O pedido de reconhecimento foi feito pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, ao governador Elmano de Freitas e à vice-governadora e secretária das Mulheres do Estado do Ceará, Jade Romero.

Websérie 

Em novembro de 2023, o Ministério das Mulheres lançou a websérie Maria da Penha - Retrato do Brasil , também com o objetivo de preservar a memória da ativista e da construção da lei. 

Dividida em quatro episódios, a produção começa com a história de Maria da Penha, passa pelo trabalho de mulheres que atuam no enfrentamento à violência doméstica e familiar e pelo processo de mobilização e articulação das mulheres para a elaboração da lei, e finaliza com as mudanças no Judiciário a partir da entrada em vigor da Lei Maria da Penha.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.