• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Casal é denunciado por manter mulher em condições análogas à escravidão por 33 anos
Brasil

Casal é denunciado por manter mulher em condições análogas à escravidão por 33 anos

Caso aconteceu em São Paulo

Por Da Redação
Ás

Casal é denunciado por manter mulher em condições análogas à escravidão por 33 anos

Foto: Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou um casal manter uma mulher a 33 anos de trabalho em condições que análogas à escravidão. A vítima, que prestava serviços domésticos à família no bairro do Brás, além de trabalhar em uma loja pertencente ao casal, foi privada de salários, direitos trabalhistas e viveu em condições degradantes, sob agressões físicas e abusos morais.

Aproveitando-se da vulnerabilidade da mulher, recrutada em um albergue em 1989, o casal a retirou das ruas e a forçou a trabalhar em sua casa sem qualquer remuneração ou direitos básicos. As longas jornadas, que frequentemente se estendiam das 7h até tarde da noite, eram vigiadas por câmeras de vigilância. A vítima estava submetida a um regime exaustivo sem folgas, férias ou reconhecimento legal de seu emprego.

Em 2014, um acordo mediado pelo Ministério do Trabalho e Emprego havia sido estabelecido entre os empregadores e a vítima, no qual se comprometiam a regularizar sua situação empregatícia. Porém, esse acordo foi ignorado e a trabalhadora continuou sendo privada de seus direitos. A mulher chegou a ganhar um salário, mas, nos meses seguintes, responsabilizada pela quebra de uma máquina de lavar roupas, deixou de receber as remunerações.

A libertação da mulher ocorreu somente em julho do ano passado, quando ela buscou auxílio em um centro de assistência social do município. Nas investigações, o casal tentou justificar suas ações considerando a mulher como parte da família, uma justificativa que não foi aceita pelas autoridades, dadas as violações flagrantes dos direitos trabalhistas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.