Caso Silvio Almeida: Anielle Franco presta depoimento à PF nesta quarta (2)
Ex-ministro é acusado de assédio sexual e moral por diversas mulheres
Foto: Agência Brasil/Joédson Alves
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, prestará depoimento à Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (2) sobre o suposto assédio sexual e moral praticado pelo então ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida.
A PF conduz um inquérito para apurar as denúncias que recaem sobre Silvio, demitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 6 de setembro. A investigação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça.
Silvio foi acusado de assédio sexual por várias mulheres, entre elas Anielle Franco. Até o momento, ele nega as acusações.
Entenda o caso
O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, foi denunciado por supostos episódios de assédio sexual contra mulheres. As denúncias foram feitas à organização Me Too Brasil, instituição que acolhe vítimas de violência sexual. O Me Too alega ter recebido denúncias de mais de uma mulher, incluindo a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
A organização afirmou que as informações foram apuradas com 14 pessoas, entre ministros, assessores do governo e amigos de Anielle Franco. Os episódios incluem toque nas pernas, beijos ao cumprimentá-la e expressões de cunho sexual. Os assédios teriam ocorrido em 2023.
O Me Too não divulgou os nomes das mulheres que fizeram as denúncias, não confirmando se a ministra teria denunciado Silvio Almeida. Anielle não se pronunciou sobre o caso. A instituição reforçou que não compartilha informações da vítima sem consentimento.