Brasil

Casos de dengue no Brasil cresceram 35,4% nos primeiros meses de 2022

Goiânia foi o município que apresentou maior índice, com 13.608 ocorrências

Por Da Redação
Ás

Casos de dengue no Brasil cresceram 35,4% nos primeiros meses de 2022

Foto: Divulgação/Fiocruz

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde do Brasil, os casos de dengue cresceram 35,4% nos primeiros meses de 2022, quando comparada a 2021. Segundo documento, Goiânia foi o município que apresentou maior índice, com 13.608 ocorrências. 

Logo após aparece Brasília com 8.572 casos, Palmas com 6.497 casos, Sinop com 2.754 casos e a Aparecida de Goiânia, com 2.199 registros. O ministério da Saúde ainda relatou que foram registrados 30 óbitos e 128.379 casos da doença durante os dois primeiros meses do ano.

O ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gonzalo Vecina Neto, falou sobre a proliferação dos mosquitos e o que tem incentivado o processo.  “Chove muito, acumula água e onde acumula água o mosquito se reproduz e vai ser responsável pelo crescimento no número de casos. O que estamos vivendo no Brasil é um crescimento muito, muito grande mesmo, inesperado, por causa do crescimento do número de mosquitos”, pontuou.

Entretanto, o boletim afirmou que houve redução nos casos de chikungunya, doença também transmitida pelo Aedes Aegypti. Ele ainda falou sobre as ações que estão sendo tomadas pelos governos para frear a contaminação. “No curto prazo, o que temos que conseguir fazer é convencer as pessoas a buscarem o foco do mosquito nas suas residências e combaterem os focos para a gente conseguir diminuir o número de casos”, afirmou.

Gustavo Cabral, imunologista e pesquisador principal do projeto para desenvolvimento de vacina contra a dengue, pontua que há um descaso histórico com a doença. “Quando nós perdemos o pequeno olhar para o combate ao mosquito, ao vetor, pode ter um pico de 10, 30 a 100%, isso de um ano para outro, ou no próprio ano. Isso é um problema que a gente tem que trabalhar", disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário