• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • CCJ da Câmara autoriza PEC que acaba com IPVA para veículos com mais de 20 anos

CCJ da Câmara autoriza PEC que acaba com IPVA para veículos com mais de 20 anos

Projeto deve favorecer proprietários de MG, PE, TO e SC. Texto irá para verificação em comissão especial, que ainda não possui data para ser desenvolvida

Por Da Redação
Ás

Atualizado
CCJ da Câmara autoriza PEC que acaba com IPVA para veículos com mais de 20 anos

Foto: Bruno Concha/Secom

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados autorizou nesta quarta-feira (9) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que encerra a cobrança do IPVA para veículos que possuem 20 anos ou mais de fabricação.

O texto da PEC coloca os veículos antigos na lista de exceções das cobranças do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), conservado e cobrado por estados e o Distrito Federal.

A alteração, se promulgada pelo Congresso, terá de ser colocada em todo o país. Na prática, a proposta uniformiza a isenção.

De acordo com as normas aplicadas em 2025, quatro estados não isentam o IPVA para automóveis a partir de 20 anos de fabricação. São eles: Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins e Santa Catarina.

O "sinal verde" da CCJ manda o projeto para a verificação de uma comissão especial, que não possui prazo para ser instaurada e que poderá realizar eventuais alterações no teor da PEC.

O projeto já foi aprovado pelo Senado e, se for confirmado pelos deputados sem mudanças, poderá ser promulgada de forma direta pelo Congresso.

Direito à isenção

Segundo o atual texto da PEC, a isenção não valerá para todos os tipos de automóveis terrestres.

Se a alteração na Constituição for promulgada pelo Congresso, não terão direito à isenção de IPVA por idade:

Micro-ônibus;
Ônibus;
Reboques;
Semirreboques.

O relator do projeto na CCJ, deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), declarou que a PEC "coroa uma série de benefícios ao contribuinte, objetivando um sistema tributário mais justo e menos oneroso àqueles que mais precisam".

"Os princípios da justiça fiscal e da capacidade econômica requerem deste Congresso a tomada de medidas para assegurar a manutenção da propriedade dos veículos de uma parcela da população menos abastada, que são os proprietários de veículos mais antigos, fato esse que será corrigido pela presente proposição", disse.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário