Política

CCJ da Câmara discute PL sobre normas de concursos públicos

Proposta visa assegurar direitos gerais dos concursandos

Por Da Redação
Ás

CCJ da Câmara discute PL sobre normas de concursos públicos

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputaos, discutiu, nesta terça-feira (14), o Projeto de Lei nº 252/2003, sobre as normais gerais dos concursos públicos, como o edital, elaboração, aplicação, correção, direitos dos candidatos, entre outros. 

Das mudanças mais debatidas está a exigência de justificação para a não nomeação do concursando aprovado. Mesmo quando o candidato é aprovado denteo das vagas sinalizadas, ele tem apenas uma expectativa de direito à nomeação. Com a aprovação do projeto, essa posse pode ser recusada, mas precisará ser apresentado uma justificativa oficial, com as razões objetivas.

O projeto admite também as ações judiciais que questionam os atos relativos ao concurso, como erro ou descumprimento do edital; lesão ou ameaça de lesão a direito do candidato; discriminação (inclusive por idade, sexo, condição física, estado civil ou moradia); critérios de correção de prova ou de recurso; atos referentes a sigilo e publicidade e ainda decisões de recursos administrativos contra o gabarito oficial.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.