Brasil

CCJ do Senado aprova três indicados para cargos de ministros do STJ

Para serem efetivamente nomeados, os indicados ainda dependem da aprovação do plenário principal da Casa

Por Da Redação
Ás

CCJ do Senado aprova três indicados para cargos de ministros do STJ

Foto: TJCE/Divulgação, Cecília Pederzoli/TJMG e Roque de Sá/Agência Senado

Os nomes de Daniela Teixeira, Afrânio Vilela e Teodoro Santos foram aprovados para ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), nesta quarta-feira (25). Para serem efetivamente nomeados, os indicados ainda dependem da aprovação do plenário principal da Casa. 

Daniela foi aprovada por 26 votos a 1. As indicações de Vilela e Santos, por 27 votos a 0. Os indicados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) devem substituir o ministro aposentado Felix Fischer, ministro Paulo de Tarso Sanseverino - morto em abril e o ministro aposentado Jorge Mussi. 

Caso aprovada, Daniela Teixeira será a primeira mulher indicada ao STJ em 10 anos e também será a sexta mulher entre os 33 atuais ministros. Já Teodoro Santos será o segundo ministro negro em toda a história do Tribunal.

Antes da aprovação, os indicados participaram de uma sabatina. 

STJ
O Superior Tribunal de Justiça é composto por 33 ministros. Um terço deles vem dos Tribunais Regionais Federais (TRFs), e outro tem origem nos Tribunais de Justiça (TJs). O último terço é escolhido, em partes iguais, alternadamente, entre advogados e membros do Ministério Público.

Cabe ao STJ uniformizar entendimentos sobre a legislação e analisar recursos dos TRFs e dos TJs.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.