• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • CCZ implanta mais de 400 armadilhas contra o Aedes em bairros de Salvador
Bahia

CCZ implanta mais de 400 armadilhas contra o Aedes em bairros de Salvador

Estratégia preventiva faz parte do ‘Plano Verão Sem Mosquito’ e visa reduzir o índice de infestação do mosquito

Por Da Redação
Ás

CCZ implanta mais de 400 armadilhas contra o Aedes em bairros de Salvador

Foto: Divulgação / Fiocruz

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde de Salvador vai implantar nesta segunda (18) e terça-feira (19) 402 armadilhas contra o Aedes em residências nos bairros dos Distritos Sanitários de Itapagipe, Liberdade e Cajazeiras. A Iniciativa visa controlar o índice de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikugunya nestas localidades.

A estratégia preventiva faz parte do ‘Plano Verão Sem Mosquito’ e acontece a partir das 08h.

“Nossos agentes de combate às endemias vão verificar no intervalo de 07 dias a existência do mosquito Aedes, visando analisar o percentual de positividade e a quantidade de ovos dos mosquitos nas localidades onde estão instaladas essas armadilhas. O CCZ segue uma programação para instalar as armadilhas em todas as regiões da cidade”, explicou Cristina Guimarães, subgerente de arboviroses do CCZ.

As armadilhas serão retiradas pelos agentes de endemia nos dias 25 e 26 de outubro.

Mutirões e aplicação de inseticida

A semana contará também com os mutirões de limpeza com colaboração da população, na quarta (20) e quinta-feira (21) nos bairros da Estrada das Barreiras e Tancredo Neves, respectivamente.

As equipes do CCZ também intensificarão a aplicação de inseticida em cemitérios públicos e particulares, entre 18 a 22 de outubro. Além de tratar os canais de esgoto da cidade com larvicida biológico.

Muriçoca

A ação de termonebulização, aplicação de inseticida por meio de um equipamento que gera uma densa neblina (FOG) que se espalha pelo ar, vai combater as muriçocas em diversos bairros de Salvador. A estratégia ocorre sempre à noite.

O método lança uma mistura de inseticida e óleo mineral suficiente para eliminar os mosquitos, pois as gotículas de inseticida permanecem por um bom tempo flutuando no ar.

Além das muriçocas, o produto químico é eficiente na eliminação de outros vetores.
Uma localidade, entre segunda (18) e sexta-feira (22) será visitada, saiba a ordem: Bairro da Paz, Santa Luzia, Alto do Coqueirinho, São Bartolomeu e Itapuã.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário