CCZ leva vacinação antirrábica para cinco bairros de Lauro de Freitas neste sábado
Campanha já aplicou proteção em quase 6 mil pets no município desde agosto
Foto: Reprodução / G1
Neste sábado (11), será a vez dos bairros de Areia Branca, Quingoma, Jambeiro, Capiarara e Capelão a receberem as equipes do Centro de Controle e Zoonoses (CCZ), que estarão em pontos fixos e móveis para vacinar cães e gatos contra a raiva animal, até as 14h. A intensificação da imunização, em Lauro de Freitas, faz parte da Campanha de Vacinação Antirrábica, que já aplicou a proteção em quase seis mil pets no município desde meados de agosto.
De acordo com o diretor do CCZ, Igor Fidelis, a expectativa é que sejam vacinados amanhã de 1.700 a 2.000 animais. “Até o final da campanha, marcado para o próximo dia 18 de setembro, a meta é imunizar 10 mil cães e gatos. Com a iniciativa das equipes de vacinação nas ruas e locais de grande circulação, já conseguimos alcançar 56% dessa população alvo de animais”, informou.
A estratégia destinará equipes em pontos fixos no módulo policial de Areia Branca, Praça de Jambeiro, Unidade de Saúde da Família (USF), Manoel José Pereira, Conjunto Habitacional de Capiarara e uma unidade volante que estará circulando no bairro de Quingoma. “Para que o animal receba a proteção o ideal é apresentar o cartão de vacinação, caso o tutor não possua, não tem problema o cão ou gato será vacinado”, frisou Fidelis.
Contra indicação
Animais debilitados ou que estejam fazendo uso de medicamentos como antibióticos ou anti-inflamatórios e animais com idade inferior a três meses de vida não devem receber a vacina antirrábica. O tutor também deve informar ao vacinador se a fêmea estiver grávida.