Cemitério de pets em Salvador é alvo de denúncia do MPBA

Ministério Público aponta evidências de crimes ambientais como a retirada da vegetação loca e poluição do meio ambiente

Por Da Redação
Às

Atualizado
Cemitério de pets em Salvador é alvo de denúncia do MPBA

Foto: Reprodução

Um cemitério de animais de estimação, localizado no bairro de Campinas de Pirajá, em Salvador, se tornou alvo de uma denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA), após evidências de crimes ambientais como a retirada da vegetação loca e poluição do meio ambiente.

As investigações do MPBA apontam que o empreendimento funcionou por pelo menos quatro anos de forma irregular, sem as devidas licenças, e os laudos atestaram a presença de ossos de animais sobre túmulos do local.

Segundo a denúncia do MP, desde 2020 o Cemitério Jair dos Animais atuava sem devidas licenças ambientais e urbanísticas, sem o Alvará de Saúde e sem a Licença Ambiental de Operação (LAO), exigidos pela legislação municipal e estadual.

Conforme divulgado no laudo do Instituto de Criminalística e Análises Periciais (ICAP), do Departamento de Polícia Técnica (DPT), o local é dividido em duas partes: uma com 55 carneiras para os pets e outra para os túmulos, com cerca de 188 metros quadrados.

O laudo pericial apontou a existência de ossos de animais expostos fora dos túmulos, em uma parte mais baixa e antiga do terreno. O documento avalia como manejo inadequado de resíduos sólidos, em violação às normas sanitárias e ambientais, e, inclusive, a região onde está o cemitério registrou uma redução significativa da cobertura vegetal nativa da Mata Atlântica. 

O laudo indicou ainda que os cadáveres de animais que saem de clínicas são acompanhados por relatório do médico veterinário, mas os corpos que são recolhidos em casa não possuem informações sobre o óbito.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário