• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Censo 2022: Senado aprova MP que prorroga contratos temporários de agentes
Brasil

Censo 2022: Senado aprova MP que prorroga contratos temporários de agentes

Parte dos contratos dos servidores temporários expira entre setembro e novembro deste ano

Por Da Redação
Ás

Censo 2022: Senado aprova MP que prorroga contratos temporários de agentes

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O plenário do Senado aprovou na última terça-feira (18), em sessão, uma Medida Provisória (MP) que autoriza a prorrogação, por até dois anos, de 393 contratos temporários de analistas censitários da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A motivação da proposta é evitar riscos operacionais à pesquisa censitária devido ao atraso ocorrido por consequência da pandemia e da falta da previsão de recursos orçamentários. Com o adiamento da realização do Censo Demográfico, inicialmente previsto para 2020, surgiu o risco de falta de serviços que impactaria diretamente no resultado da pesquisa.

Parte dos contratos dos servidores temporários no cargo de analista censitário, ingressantes em 2019, expira entre setembro e novembro deste ano, período em que as atividades principais da operação estarão ainda em desenvolvimento. Ao justificar a prorrogação dos contratos vigentes, o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), relator da MP, disse que a pesquisa censitária já começou e não há tempo suficiente para a realização de novo processo seletivo e treinamento adequado para eventuais novos servidores temporários.

O censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE e a última foi feita em 2010. O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar o perfil socioeconômico do país. Até dezembro de 2022, os recenseadores vão visitar cada um dos domicílios nos 5.570 municípios do país, incluindo aldeias indígenas e territórios quilombolas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.