Centenas de caramujos-gigantes-africanos invadem a Flórida
Autoridades estadunidenses lutam contra animal que traz risco de transmissão de tipo raro de meningite
Foto: Divulgação
Após centenas de caramujos-gigantes-africanos apareceram na Costa do Golfo na Flórida, as autoridades dos Estados Unidos informaram nesta sexta-feira (8) que lutam contra os animais.
Além da ameaça de destruição de plantas e árvores, o caramujo ainda apresenta um risco de transmissão de um tipo raro de meningite aos humanos.
Nativo da África Oriental, a espécie é uma das mais prejudiciais do mundo, comendo pelo menos 500 tipos diferentes de plantas, cascas de árvores e até tinta e reboco de casas, conforme aponta o Departamento de Agricultura dos EUA.
A concha do gastrópode pode acrescer até o tamanho de um punho humano e é responsável por carregar um parasita conhecido como verme pulmonar de rato, que transmite um tipo raro de meningite. A doença conta com sintomas como dores musculares, dor de cabeça, rigidez no pescoço, febre e vômito.
Até o momento, mais de mil caramujos foram coletados no subúrbio de New Port Richey de Tampa, no Condado de Pasco. Os animais testados não estavam carregando o parasita do verme pulmonar de rato, conforme informou o diretor-assistente da Divisão de Indústria de Planta do Estado, em entrevista coletiva.