Bahia

Centro Técnico do TCA oferece oficina sobre acervo de figurinos

Capacitação faz parte da série em comemoração aos 35 anos do CT

Por Da Redação
Ás

Centro Técnico do TCA oferece oficina sobre acervo de figurinos

Foto: Divulgação/ TCA

O Centro Técnico do Teatro Castro Alves (CT/TCA) oferecerá a primeira oficina de novembro dentro da série de celebração de seus 35 anos. No dia 9 (quinta-feira), das 14h às 17h, Gabriella Melo e Lorena Ribeiro vão ministrar a oficina “Como manda o figurino: os estudos dos acervos de figurino pelo viés da história e da museologia”. As 20 vagas disponíveis são ocupadas por ordem de inscrição, que deve ser feita através do site da entidade.

O curso propõe uma imersão na história do figurino, construção de imagens do passado e do futuro e as possibilidades de projetos e estratégias para construção e preservação de acervos. A abordagem vai desde o figurino, como documento e elemento da cultura material e imaterial, até a importância desse tipo de acervo. 

O CT do TCA dá suporte às montagens e projetos realizados no Complexo do TCA, bem como pelos seus corpos artísticos – Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). O setor também fomenta o campo das artes com serviços prestados à comunidade. Artistas e profissionais da cultura encontram neste espaço uma central de conhecimentos sobre cenografia, figurino, maquiagem, som e iluminação cênica.

O Centro Técnico também faz a salvaguarda de um acervo de figurinos e adereços com cerca de 9 mil peças. O guarda-roupa foi criado com o intuito de armazenar objetos cênicos, figurinos, adereços e até mesmo desenhos e projetos de cenários e figurinos de espetáculos que marcaram época na história das artes cênicas baianas. O acervo está disponível para pesquisa, exposições e visitação, além de para aluguel.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.