Centro Técnico do TCA promove duas oficinas em agosto para comemorar seus 35 anos
As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas no site do teatro
Foto: Divulgação
O Centro Técnico do Teatro Castro Alves (CT/TCA) está completando 35 anos em 2023 e decidiu comemorar com a oferta de oficinas gratuitas e formativas ao longo do ano. Saraí Reis ministrará a Oficina de Iniciação à Moda Africana, no dia 9 (quarta-feira), das 14h às 17h, e Luiz Santana conduzirá a Oficina de Tingimento, no dia 22 (terça-feira), no mesmo horário. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas no site.
Além de auxiliar na produção e execução de projetos realizados no teatro e ter dois corpos artísticos – o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) –, O CT do TCA é um espaço de compartilhamento de conhecimento sobre o campo das artes e apoio à classe artística baiana. O Centro Técnico ajuda a viabilizar produções e possui uma equipe para o desenvolvimento de peças de cenário, figurino e adereços incluindo a concepção, confecção e montagem no espaço cênico.
Com 12 vagas, a Oficina de Iniciação à Moda Africana guiada por Saraí Reis explora a moda africana e suas conexões com o cotidiano, proporcionando um contato com a visualidade afro-brasileira e a moda afro. Através de uma peça de roupa básica lisa e de cor neutra (que deve ser levada pelo aluno), também serão exploradas técnicas de modelagem, moulages e customizações.
Com vasta experiência na área de moda, Saraí Reis possui uma trajetória de 37 anos dedicados à criação e confecção de roupas. Formada em Moda Afro pelo curso ACAPES em Dacar, capital do Senegal e já participou de diversos desfiles e apresentações. Trabalhou como estilista para bandas como Araketu e também participou da comemoração de 25 anos do Bando de Teatro Olodum
A Oficina de Tingimento, ministrada por Luiz Santana, compartilhará com 15 participantes os métodos tradicionais e as possibilidades alternativas para expressar criatividade e produzir peças autênticas através do tingimento. Os alunos aprenderão sobre métodos clássicos com pigmentos sintéticos convencionais e com substâncias orgânicas não convencionais e acessíveis.
Luiz Santana atua como figurinista, aderecista, maquiador, ator e drag queen. Ele tem ampla experiência nos campos do teatro, cinema e entretenimento e seu currículo é marcado por uma extensa lista de criações, projetos e reconhecimentos através de prêmios.
Para mais informações, confira o card de divulgação: