• Home/
  • Notícias/
  • Eleições /
  • Cerca de 156 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo (6) em 5.569 cidades do Brasil
Eleições

Cerca de 156 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo (6) em 5.569 cidades do Brasil

Votação vai de 8h às 17h (horário de Brasília)

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Cerca de 156 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo (6) em 5.569 cidades do Brasil

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Um dos momentos mais esperados por boa parte dos brasileiros é neste domingo (6). As eleições vão levar cerca de 155.912.680 eleitores de 5.569 cidades do Brasil, para as urnas votar no primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Os brasileiros deverão comparecer às urnas entre 8h e 17h, de acordo com o horário de Brasília. Com a união dos horários, a apuração dos votos começa ao mesmo tempo, em todo o país, assim que a votação for encerrada.

O voto é obrigatório para todos os brasileiros alfabetizados com idade entre 18 e 70 anos, porém é importante ter o título de eleitor regularizado. Já para as pessoas de 16 a 18 anos e pessoas com mais de 70 anos, o voto é facultativo.

O Brasil possui 5.571 cidades, mas para quem vive no Distrito Federal e da ilha de Fernando de Noronha (PE) não participarão da votação, já que nessas localidades não há prefeitos nem vereadores. 

Vale lembrar que, caso seja necessário, o segundo turno de votação será no dia 27 de outubro em municípios com mais de 200 mil eleitores. Isso vai acontecer caso nenhum candidato alcance a maioria absoluta dos votos neste domingo. 

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quase 464 mil candidaturas foram registradas neste ano: 15.574 para prefeito, 15.818 para vice-prefeito e 432 mil para vereador. Assim, a Justiça Eleitoral distribuiu 571.024 urnas eletrônicas para o pleito.

Qual documento levar?

  • Carteira de identidade (RG) ou identidade social (no caso de pessoas trans e travestis);
  • Passaporte;
  • Certificado de reservista;
  • Carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei;
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • e-Título (com foto)

O que acontece se não votar?

Os eleitores que têm a obrigação de votar, mas não conseguirem comparecer à seção eleitoral no dia da votação, será necessário justificar a ausência. A justificativa pode ser feita no próprio dia da eleição, e, caso não seja possível, o prazo para justificativa é de até 60 dias após o pleito.

Se não for justificado dentro do prazo, será necessário pagar uma multa, que pode variar entre R$ 1,05 e R$ 3,51 por turno. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário