Cerca de 80% dos brasileiros já retomaram atividades fora de casa, diz pesquisa
Flexibilização da quarentena é mais comum entre os perfis mais escolarizados da população
Foto: Agência Brasil
Uma pesquisa realizada pelo C6 Bank/Datafolha aponta que 80% dos brasileiros estão começando a retomar as habituais fora de casa. Segundo a pesquisa, que foi divulgada nesta segunda-feira (14), de cada dez brasileiros, oito foram a comércios de rua, retomaram atividades de lazer e beleza ou utilizaram transporte público. O levantamento foi feito entre os dias 21 e 31 de agosto, ouvindo 1.536 pessoas nas cinco regiões do Brasil.
Ainda segundo a pesquisa, entre os brasileiros que flexibilizaram a quarentena, medida para conter a disseminação do novo coronavírus, 50% visitaram shopping ou comércio de rua nos 15 dias anteriores à pesquisa, 24% foram a salões de beleza ou clínicas de estética, 21% estiveram em restaurantes ou lanchonetes e 16% frequentaram parques ou praças.
O levantamento aponta ainda que a flexibilização da quarentena é mais comum entre os perfis mais escolarizados da população e com maior renda. Entre brasileiros das classes A/B, 54% relatam compra em lojas do comércio de rua ou visita a shopping. De acordo com o gerente de pesquisas do Datafolha, Paulo Alves, “depois de um período longo de quarentena, a maior parte da população já retomou as atividades que costumava realizar antes da pandemia”.
A pesquisa também mostra que 37% dos entrevistados aumentaram os gastos com atividades e compras fora de casa, enquanto 31% mantiveram o nível de gastos. Estes dois grupos concentram 68% dos entrevistados. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do comércio varejista registraram em julho o melhor resultado para o mês em 21 anos. A alta de 5,2%, na comparação com junho, representou o terceiro mês seguido de ganhos.
Transporte público
Ainda de acordo com a pesquisa, a pandemia da Covid-19 alterou os hábitos dos brasileiros em relação aos transportes públicos. Entre os entrevistados, 40% aumentaram o uso de meios alternativos ao transporte público que não tinham o hábito de usar antes da quarentena, como bicicleta e carro próprio.