Chefe da ONU emite alerta mundial pela rápida elevação do Oceano Pacífico
Nível dos mares subiu 15 centímetros nos últimos 30 anos em partes do Pacífico
Foto: Divulgação/ONU
O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, emitiu um alerta mundial nesta terça-feira (27) pela rápida elevação do Oceano Pacífico. Segundo o relatório, as temperaturas nos mares estão subindo muito mais rapidamente do que as médias globais.
"Estou em Tonga para emitir um SOS mundial ['salvem nossos mares', do inglês 'save our seas'] sobre a rápida elevação dos níveis do mar. Uma catástrofe em escala mundial está colocando em risco este paraíso do Pacífico", afirmou Guterres.
Pesquisas apontam que o aumento do nível do mar é consequência da elevação das temperaturas, que causa derretimento das calotas polares.
O documento divulgado aponta que o nível dos mares subiu 15 centímetros nos últimos 30 anos em algumas partes do Pacífico.
O relatório ainda revela que 34 “eventos de risco hidrometeorológico” relacionados principalmente a tempestades ou inundações no sudoeste do Pacífico causaram mais de 200 mortes e afetaram mais de 25 milhões de pessoas no ano passado.
Segundo o documento, o aumento do nível do mar em alguns locais, como Kiribati e Ilhas Cook, foi similar ou um pouco abaixo da média mundial. Mas em outros lugares, como as capitais de Samoa e Fiji, a elevação foi quase o triplo da média — de 31 centímetros e 29 centímetros, respectivamente.