Brasil

China é o país que mais deu presentes à Lula em 2023; veja itens

Ao todo, mandatário brasileiro já recebeu mais de 700 mimos desde o início do seu terceiro mandato

Por Da Redação
Ás

China é o país que mais deu presentes à Lula em 2023; veja itens

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Desde o início do seu terceiro mandato como presidente do Brasil, Lula foi o mandatário que mais recebeu presentes da China, principal parceiro comercial do Brasil. De 1º de janeiro pra cá, o petista já ganhou 117 presentes de nações estrangeiras, 22 do país chinês.

Grande parte dos mimos foram entregues durante a viagem oficial de Lula a Xangai e Pequim, realizada no mês de abril. Entre os itens, há miniaturas de carros da fabricante de veículos elétricos Byd Company, vasos ornamentais doados pela empresa de tecnologia Huawei, navio em miniatura dado pela construtora estatal CCCC e um quimono doado pela Universidade Agrícola do Sul da China.

Além da China, outros 39 países já presentearam a Presidência brasileira este ano, a maioria durante a posse de Lula, no início do ano. O ato de presentear chefes de estados faz parte da tradição diplomática.

Se levado em consideração os presentes entregues dentro do Brasil, que no total chega a 589, o número de itens ganho pelo presidente chega a mais de 700. Nesse caso, o remetente são prefeituras, embaixadas, sindicatos, movimentos sociais, entre outros.

Dos tipos de presentes que mais se repetem, estão 101 camisetas, fora outras 15 camisas de futebol. Também há 46 esculturas, 42 bandeiras, 26 bonés, 25 pinturas, 22 quadros, 18 distintivos e 17 canecas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.