• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Chuva em Salvador: Marta Rodrigues solicita à prefeitura mais investimento na Codesal
Política

Chuva em Salvador: Marta Rodrigues solicita à prefeitura mais investimento na Codesal

Vereadora disse que o orçamento diminuiu e apontou necessidade de ações preventivas

Por Ane Catarine Lima
Ás

Chuva em Salvador: Marta Rodrigues solicita à prefeitura mais investimento na Codesal

A vereadora Marta Rodrigues (PT) fez uso da tribuna da Câmara Municipal de Salvador (CMS) nesta segunda-feira (22), durante curta sessão, para solicitar à gestão do prefeito Bruno Reis (União Brasil) mais investimentos na Defesa Civil de Salvador (Codesal). Segundo ela, isso é necessário para reduzir os impactos recorrentes das chuvas na capital, como deslizamentos de terra e alagamentos.

“Em 2023, a Codesal tinha um orçamento de R$ 9,2 milhões e, em 2024, só tem R$ 4,2 milhões. [...] Estou preocupada com o mapeamento que contém as áreas suscetíveis a deslizamentos de grande impacto e inundações. Sabemos que a prefeitura tem como buscar e prever esses casos”, disse a vereadora.

“Tem uma lei, a número 16.608 de 2012, que determina a necessidade desse mapeamento. Não só mapear, mas a cada ano avaliar o que vai trazer para que famílias não passem pela mesma situação. É fundamental ter um planejamento das ações de prevenção. Também é importante divulgar a realocação da população das áreas de risco, as medidas de drenagem urbana necessárias para as prevenções e a mitigação de desastres”, completou. 

Marta disse ainda que o Plano Municipal de Contingência das Chuvas, publicado em 2023, não é adequado para evitar que as pessoas fiquem desabrigadas e desalojadas.

Dados

A forte chuva que atingiu Salvador na madrugada desta segunda-feira (22) provocou deslizamentos de terra e alagamentos em diversos bairros. A previsão é de que a capital baiana siga registrando temporais até o final de abril.

Segundo a Codesal, os bairros que mais choveram nas últimas seis horas na capital baiana foram: Ondina (55,2 mm), Rio Vermelho (51mm), Novo Horizonte (49mm), Federação (45,1 mm) e Cabula (43,6 mm). 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.