Chuvas no RS, Trump condenado e morte do guitarrista do Afrocidade; confira retrospectiva de maio
Confira os principais fatos do mês em 2024
Foto: Farol da Bahia
O ano de 2024 foi marcado pelo aumento das tensões ao redor do mundo, por tragédias climáticas que afetaram milhares de pessoas e pela perda de ícones da cultura brasileira.
As eleições municipais também movimentaram o Brasil e diversas outras nações, como os Estados Unidos.
Em meio a tantos acontecimentos, o Farol da Bahia preparou uma retrospectiva com os principais acontecimentos de cada mês do ano.
Confira os principais acontecimentos de maio:
Mundo
Donald Trump se torna 1º ex-presidente condenado em ação criminal na história dos EUA
Donald Trump, foi condenado, no dia 30 de maio, por fraude contábil, se tornando o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser considerado culpado em uma ação judicial na história do país.
O crime foi cometido para esconder um pagamento de US$ 130 mil com intuito de encobrir pagamentos à atriz pornô Stormy Daniels, para que ela não divulgasse a relação entre os dois durante a campanha presidencial de 2016, vencida pelo o republicano.
A decisão, tomada por um júri formado num tribunal de Nova York, foi unânime.
Trump foi declarado culpado em todas as 34 acusações - que correspondem à fraude de um documento diferente - pelos 12 integrantes do colegiado.
Na saída do tribunal, Trump culpou o presidente Joe Biden pela condenação e classificou a decisão do júri como “disgraça”.
"Isso foi feito pelo governo Biden para atingir ou prejudicar um oponente político", disse.
"Nós vamos continuar lutando, vamos lutar até o fim e vamos vencer porque nosso país foi para o inferno. Nós não temos mais o mesmo país, temos uma bagunça dividida. Vamos lutar pela nossa Constituição. Isso está longe de ter acabado", completou.
Brasil
Tragédia no Rio Grande do Sul
Ao longo do mês de maio, o Rio Grande do Sul sofreu com uma das maiores tragédias de sua história. As enchentes causadas pelas fortes chuvas que atingiram o estado deixou um total de 176 mortos e um rastro de destruição em todo território gaúcho.
Segundo a Defesa Civil, 94% dos municípios do Rio Grande do Sul - 469 dos 497 - foram afetados pelas inundações de alguma forma. Cidades próximas a lagos e rios viveram o drama da subida do nível da água, que obrigou que essas pessoas abandonassem suas casas, que, em muitos casos, ficaram totalmente cobertas pela água.
Em Porto Alegre, a rodoviária e o Aeroporto Salgado Filho precisaram suspender as operações após serem inundados pelas enchentes. A Arena do Grêmio e o Estádio Beira-Rio, onde a dupla Gre-Nal mandam seus jogos, também foram inundados.
Nas ruas e precisando usar barcos, voluntários de todo o país se mobilizaram para resgatar moradores e animais ilhados em todo o estado. Doações de todos os estados foram enviadas ao povo gaúcho, em uma corrente de solidariedade que mobilizou o país.
Bahia
Guitarrista do Afrocidade é morto
O guitarrista da Banda Afrocidade, Flávio de Oliveira da Silva, de 32 anos, foi espancado até a morte por um grupo de homens, no dia 25 de maio, em Camaçari, município da região metropolitana de Salvador. Conhecido como “Fal Silva”, ele é integrante da banda desde a formação do grupo, em 2011.
O suspeito do crime foi identificado após análises de imagens de câmeras de monitoramento e depoimentos de testemunhas. Ele foi preso durante uma operação realizada pela Polícia Civil, após a investigação do caso.
Outros dois foram presos durante cumprimento de mandados de busca e apreensão, mas a polícia não detalhou o motivo das prisões.
A principal linha de investigação é que o crime teria sido cometido por causa de dívidas com uma facção criminosa.
Salvador
Visita presidente do Benim
Entre os dias 24 e 25 de maio, o presidente do Benin, Patrice Talon, visitou a Bahia. Nesse período, o chefe de estado se reuniu com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), para discutir acordos de cooperação.
Após o encontro com Talon, Jerônimo destacou que as parcerias entre a Bahia e o Benim servem para estreitar os laços entre as culturas, tendo em vista a relação histórica entre o estado e o país africano.
O governador também se comprometeu em estabelecer um intercâmbio entre o estado e o país em diversas áreas.
Já o encontro com Bruno Reis foi realizado na Casa do Benin, no Centro Histórico da capital. Reis destacou que houve a discussão sobre a possibilidade da criação de um voo direto de Salvador para o Benim.
A ideia debatida nas negociações foi que a conexão tenha subsídio do governo federal do Brasil e da República do Benin, visando baratear o valor da passagem.
Durante a visita, o presidente do Benim, Patrice Talon, recebeu o título de cidadão soteropolitano e a Medalha Zumbi dos Palmares.
Imagens:
Palácio do Planalto
Reprodução/TV Globo
Reprodução/Redes Sociais
Valter Pontes/Secom/PMS