Cientista de Harvard cria primeiro 'gancho interestelar' em busca de material extraterrestre
Avi Loeb busca relíquias do primeiro meteoro interestelar no Oceano Pacífico
Foto: Reprodução/Pixabay
Cerca de 1,6 mil metros abaixo da superfície do Oceano Pacífico, um curioso objeto de cor preta e prata está agitando o lodo. Trata-se do primeiro "gancho interestelar" do mundo, um mecanismo projetado e lançado pelo físico Avi Loeb, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. O objeto está à procura de material extraterrestre. A informação é da BBC.
Quatro anos atrás, Loeb tinha outro objeto em mente: o cometa em forma de charuto Oumuamua, que passou silenciosamente pela Terra em outubro de 2017, para desaparecer para sempre no espaço sideral. O Oumuamua foi o primeiro visitante interestelar conhecido da Terra.
A jornada de Loeb para entender o cometa fez com que ele ganhasse um novo apelido: "O caçador de alienígenas de Harvard". Depois do cometa, Loeb decidiu pesquisar outras anomalias cósmicas. E suas pesquisas o levaram ao "IM1" – um meteorito que explodiu sobre o Oceano Pacífico, às 3h05 (hora local) do dia 9 de janeiro de 2014. Agora, Loeb acredita que tenha encontrado restos do intruso celestial.
Apesar das buscas, até hoje, nenhum ser humano já encontrou pessoalmente material de fora do nosso Sistema Solar. Mesmo depois de 66 anos de exploração espacial e de centenas de missões recolhendo amostras da Lua, do vento solar, dos asteroides e da baixa órbita da Terra, todos os fragmentos vindos do espaço e espalhados pelos museus do mundo são da nossa vizinhança cósmica.