Cientistas alertam políticos concentrados nas mudança climática a não esquecerem poluição por plástico
Segundo pesquisadores, espécies e ecossistemas marinhos estão sofrendo com esses dois problemas
Foto: Reprodução/R7
A crise de lixo plástico têm preocupado os cientistas, que chamam a atenção de políticos concentrados na política de mudança climática a não deixar cair no esquecimento o crescimento da poluição por plástico.
Essa poluição e as mudanças climáticas não são independentes, diz uma artigo da Sociedade Zoológica de Londres (ZSL, sigla em inglês) e da Universidade de Bangor. Os problemas estão interligados e cada um torna o outro pior.
A fabricação de itens de plástico tem aumentado as emissões de gases de efeito estufa, enquanto as condições meteorológicas extremas, como inundações e tufões associados a um planeta em aquecimento, irão dispersar e piorar a poluição do plástico no mar.
Segundo os pesquisadores, as espécies e ecossistemas marinhos, como os recifes de coral, estão sofrendo um duplo golpe com esses dois problemas.
Os recifes e outros habitats vulneráveis ??também sofrem com o aquecimento dos mares, com a acidificação dos oceanos, a poluição pelas fazendas e pela indústria, a dragagem, o desenvolvimento, o turismo e a pesca excessiva.
Os pesquisadores esperam que os políticos tratem de todas essas questões e não permitam que as mudanças climáticas ocupem todo tempo da política.