• Home/
  • Notícias/
  • Tecnologia /
  • Cientistas americanos afirmam que o sistema solar teria 'ejetado' jovem planeta de gelo há muito tempo

Cientistas americanos afirmam que o sistema solar teria 'ejetado' jovem planeta de gelo há muito tempo

A disposição dos planetas em nosso próprio Sistema Solar é altamente incomum, diz pesquisador

Por Da Redação
Ás

Cientistas americanos afirmam que o sistema solar teria 'ejetado' jovem planeta de gelo há muito tempo

Foto: Reprodução

Baseados em 6 mil simulações realizadas em computadores, cientistas do Instituto Carnegie, nos Estados Unidos, sugerem que, antigamente, havia um outro planeta no Sistema Solar, orbitando nossa estrela entre Saturno e Urano. Segundo eles, o corpo desconhecido pela humanidade teria sido ejetado durante seus estágios iniciais de desenvolvimento.

Os pesquisadores afirmam que o Sol já teria sido cercado por um disco de gás e poeira, sendo que incontáveis explosões teriam dado origem à Terra e à sua vizinhança. Depois disso, os objetos mais massivos iniciaram interações gravitacionais e criaram o arranjo atual. Foi justamente com o objetivo de entenderem como as coisas se pareciam antes disso que os responsáveis pelos estudos executaram tais modelos.

"Hoje em dia, sabemos que existem milhares de sistemas planetários apenas em nossa galáxia, a Via Láctea, mas acontece que a disposição dos planetas em nosso próprio Sistema Solar é altamente incomum. Por isso, estamos usando modelos para fazer engenharia reversa e replicar seus processos formativos", explica Matt Clement, autor principal de um artigo sobre as simulações publicado na revista Icarus.

"Isso é um pouco como tentar descobrir o que aconteceu em um acidente de carro depois do fato, ou seja, quão rápido os carros estavam indo, para quais direções e assim por diante", acrescentou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.