Cientistas anunciam que fim do mundo está mais próximo que nunca

Grupo criou mecanismo para alertar planeta sobre riscos de apocalipse

Por Da Redação
Ás

Cientistas anunciam que fim do mundo está mais próximo que nunca

Foto: Reprodução/Pixabay

Cientistas do Bulletin of the Atomic Scientists anunciaram nessa terça-feira (24), que o mundo está mais próximo do que nunca do seu fim. O grupo criou o mecanismo “doomsday clock” ou relógio do juízo final para alertar o planeta sobre os riscos de um potencial apocalipse.

Conforme os cientistas, quanto mais perto da meia-noite estiverem os ponteiros do relógio, mais próximo estará também o mundo do seu fim. Este ano, o grupo anunciou que estamos a 90 segundos do fim do mundo, o mais perto que o relógio do juízo final já chegou da meia-noite desde sua criação, em 1947.

Um fator essencial para isso foram as ameaças da Rússia de usar armas nucleares contra a Ucrânia. Apesar da explicação simples, a posição dos ponteiros do relógio é determinada por uma série de cálculos matemáticos complexos que medem a probabilidade real de eventos catastróficos acontecerem. Entre eles estão guerras nucleares, doenças epidêmicas e mudanças climáticas. O relógio foi criado logo depois da Segunda Guerra Mundial, quando os cientistas, entre eles o físico Albert Einstein, começaram a se preocupar com a corrida armamentista entre Estados Unidos e União Soviética.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.