Ciro diz que se Lula for eleito, o Brasil 'vai amanhecer em guerra'
Pré-candidato afirmou também que eleitores de Jair Bolsonaro foram 'enganados' pelo presidente
Foto: José Cruz/Agência Brasil
O pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, afirmou nesta segunda-feira (06) que, em caso de eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Brasil vai "amanhecer em guerra". Atualmente, o ex-governador é o terceiro colocado na pesquisa mais recente do instituto Datafolha.
A declaração foi entrevista ao Flow Podcast. Ao ser questionamento se as estratégias para chegar ao 2º turno estariam "mais voltado a tirar eleitores de Bolsonaro (PL) e Lula" ou de conquistar o eleitorado que não vota em nenhum dos dois, Ciro afirmou que pretende seguir ambas maneiras.
No final de maio, um levantamento do Datafolha sobre intenção de votos para o 1º turno, apontou Lula com 48% das intenções ante 27% do presidente Jair Bolsonaro. Neste, Ciro aparece com 7%.
Além disso, Ciro citou também que o presidente Bolsonaro teria "enganado" os apoiadores. "Quero reconciliar o Brasil. O que eles [eleitores] estão fazendo com o Bolsonaro depois de terem sido enganados? Eles não querem de volta a esculhambação do Lula e do PT, que eu também não quero. Então, eu posso dizer para eles: 'Ó, meu irmão, a chance agora é você botar um cara que vai poder fazer uma discussão lá no segundo turno com o Lula. Tira o Bolsonaro agora, porque lá eu vou poder discutir corrupção, pacificação do país'", disse.
"Você acha que, se o Lula for eleito, o país vai amanhecer mais ou [vai amanhecer] menos pacificado?", seguiu, agora citando o outro adversário. "Em guerra. Isso é evidente. Você acha que o Lula tem condição de oferecer uma agenda de enfrentamento da corrupção, que é um problema gravíssimo do Brasil? Ele tem alguma condição? Ele não tem condição nem de falar no assunto", respondeu o próprio.
Segundo Ciro, a estratégia principal dele seria "pegar pegar o eleitor que está com Lula sabendo que Lula corrompeu o país, que o Lula produziu a crise econômica, que o Lula parou no tempo, que o Lula é o grande responsável pelo atraso conceitual e ideológico do Brasil, mas que é o único cara que vai derrotar o Bolsonaro...", e utilizá-lo para crescer como a opção de terceira via ante os dois.
"Eu quero mostrar para essa pessoa que eu derroto o Bolsonaro – e posso derrotá-lo ainda tirando ele do 1º turno. É só isso. Em vez de votar no Lula com casca e tudo, engolindo essas contradições todas, vota em mim, que eu tiro o Bolsonaro do 2º turno", completou.