Política

Cirurgia de Lula ocorreu sem complicações, diz equipe médica

Presidente deve ter alta nos próximos dias

Por Da Redação
Ás

Cirurgia de Lula ocorreu sem complicações, diz equipe médica

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Lula (PT) passou por uma cirurgia no quadril, nesta sexta-feira (29), que transcorreu sem intercorrências, de acordo com a equipe médica que realizou o procedimento. O presidente estava internado desde a manhã em Brasília para a implantação de próteses na cabeça do fêmur e na cavidade da bacia. Segundo o médico Roberto Kalil, Lula já está "acordado e conversando" e não precisará ser transferido para a UTI. Nas próximas duas horas, o presidente deverá ser transferido para o quarto.

Além da cirurgia no quadril, Lula também se submeteu a uma blefaroplastia, procedimento de correção das pálpebras para retirada de excesso de pele e bolsas de gordura, realizado pela oftalmologista Eliana Forno.

"A alta vai depender da recuperação nos próximos dias. A previsão era terça, podendo ser antes, dependendo da recuperação", explicou a infectologista Ana Helena Germoglio, coordenadora-geral da equipe de Saúde da Presidência da República.

Pós-operatório 

A cirurgia, chamada de "artroplastia total de quadril", foi realizada no Hospital Sírio-Libanês de Brasília. A operação começou após o meio-dia, embora a expectativa inicial fosse pela manhã. A previsão é de que o presidente permaneça internado até no máximo terça-feira (3) e depois siga sua recuperação no Palácio da Alvorada, com um ritmo reduzido de trabalho.

O procedimento consiste na implantação de uma prótese híbrida-cimentada e sem cimento na parte superior do fêmur direito. Partes dos ossos da coxa e da bacia foram substituídas por peças artificiais de metal e porcelana, visando a retomada da articulação do quadril do presidente, que estava desgastada devido a uma artrose. A cirurgia envolveu a troca da cabeça do fêmur e parte da cavidade da bacia, conhecida como acetábulo, onde o osso se encaixa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.