Autos

Citroën C3 You! veja o teste completo da nova versão

Hatch tem visual diferente e desempenho muda com novo motor

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Citroën C3 You! veja o teste completo da nova versão

A Citroën lançou recentemente a versão You! do compacto C3, com preço de R$ 95.990 para o público geral e R$ 83,9 mil para o público PCD. Com esse lançamento, a Stellantis amplia a oferta do C3 e descontinua o motor 1.6, que não atenderá mais às normas de emissões a partir de janeiro de 2025. 

Concorrentes 

Como concorrente do Chevrolet Onix turbo, Volkswagen Polo 200TSI, Peugeot 208 e Hyundai HB20 TGDI, o Citroën C3 You!, embora tenha um acabamento mais simplificado, destaca-se pelo desempenho, como veremos a seguir.

Motor e consumo 

O motor T200 do Citroën C3 You! é o conhecido 1.0 turbo flex, que entrega 130 cv e 20 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático CVT que simula sete marchas. Com uma relação peso-potência favorável de 8,6 kg/cv, o C3 You! oferece um desempenho ágil, acelerando de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e alcançando uma velocidade máxima de 194 km/h. O consumo informado pelo Inmetro é de até 12,8 km/l na estrada com gasolina, proporcionando uma autonomia superior a 600 km com um tanque.

Visual diferente 

Além do visual diferenciado, com rodas de liga leve pretas, teto pintado em preto combinado com outras cores neutras e um interior com detalhes azuis, a Citroën promete melhorias na calibração da suspensão, um novo sistema de direção e a combinação do novo motor com a transmissão automática.

Primeiras impressões do C3 You!

O Citroën C3 é um carro bastante conhecido do público brasileiro, já com dois anos de mercado. Somente agora a marca introduziu o motor turbo no hatch, o que melhora substancialmente seu desempenho em comparação com o antigo motor 1.6 EC5.

O C3 You! é rápido nas acelerações e retomadas, alcançando 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos. No entanto, o carro ainda parece leve demais para os seus 130 cv, dando a sensação de que poderia ser mais preciso na direção e no curso da suspensão, que é bastante longo.

Ao dirigir em trechos de terra, o que é comum em muitas cidades brasileiras, os controles de tração e estabilidade ajudam a controlar o carro, que tem uma carroceria alta e suspensão voltada para o conforto. No entanto, não espere milagres. O acabamento do C3 You! continua simples, inferior ao de modelos tradicionais do mercado. A vantagem do C3 You!, equipado com o motor turbo, é que ele é cerca de R$ 10.000 mais barato que seus concorrentes, o que pode tornar a compra atrativa para quem busca um carro mais acessível e com bom desempenho.

 

Veja abaixo todos os itens de série a bordo do Citroën C3 You! de R$ 95,9 mil 

- Motor Turbo 200 flex de 125/130cv e 20kgfm 

- Câmbio automático CVT que simula sete marchas, com trocas sequenciais e três modos de condução

- Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no volante

- Controle de tração e estabilidade com assistente de partida em rampa

- Três entradas USB

- Chave canivete

- Luzes de condução diurna (DRL) com leds

- Seis alto-falantes

- Ar-condicionado

- Direção elétrica

- Câmera de ré

- Monitoramento de pressão dos pneus

- Indicador de troca de marcha

- Banco do motorista com regulagem de altura

- Retrovisores elétricos

- Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch

- Rodas de 15” de liga leve escurecidas com pneus 195/65

- Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave

- Alarme

- Bocal do combustível com destravamento elétrico

- Barras longitudinais no teto

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.