Citroën comemora 100 anos e lança quatro novidades
Montadora francesa ainda promete um lançamento por ano até 2023
Foto: Divulgação
A Citroën completa neste mês 100 anos historia iniciada pelo seu genial criador, André Citroën. Foi importante na industrialização e na motorização da Europa e lançou o primeiro carro de estrutura leve e tração dianteira, mesmo conceito usado na maioria dos automóveis até hoje, também lançou modelos inovadores como o 2CV, o futurista sedã DS e veículos comerciais focados na eficiência para circulação nas cidades.
Com feitos memoráveis a Citroën ainda é uma coadjuvante no mercado brasileiro onde está desde o início dos anos 1990. Em uma coletiva de imprensa realizada hoje a Citroën contou um pouco da sua própria história, adiantou que lançará um modelo por ano até 2023, inclusive o C5 Aircross.
Como forma de marcar o seu centenário, e a exemplo do que foi feito na Argentina há duas semanas, a Citroën lançou eduções comemorativas rebatizadas de “Origins” em quatro modelos da gama: C3 100 Anos, Aircross 100 Anos, C4 Lounge 100 Anos e SUV C4 Cactus 100 Anos. Ao todo, serão vendidas 550 unidades dos modelos com visual exclusivo com o detalhe da cor dourada “Lutèce”. Conheça as novidades:
C4 Cactus 100 anos
Com visual diferenciado tem o emblema “Origins” e elementos com discreta assinatura dourada. Terá a cor Branco Nacré, opção de teto bi-ton preto, rodas de liga leve aro 17 “Roby One” em preto. O motor é o conhecido THP 1.6 Flex de 173cv e conta com os dispositivos de segurança Active Safety Brake, Alerta de Saída de Faixa, Alerta de Atenção ao Condutor, Coffee Break Alert (que identifica desatenção do condutor) e o Controle de Aderência (Grip Control). Serão 300 unidades ao preço de R$ 104,4 mil.
Aircross 100 anos
O monovolume também traz a cor Branco Nacré, rodas Tuco aro 16 com pintura em cinza e faixas exclusivas além do emblema “Origins”. Os bancos também contam com costura e bordados especiais.
O motor é o VTi 120 Flex com 118cv. Neste caso serão 100 unidades, que serão vendidas por R$ 75.490.
C3 100 anos
Também virá na cor Branco Nacré, mas com rodas Oka de 16” pintadas em cinza escuro, bancos, tapetes, faixas e detalhes na cor dourada “Lutèce” e os mesmos emblemas “Origins”.
O motor é o VTi 120 Flex com 118cv. Neste caso serão 100 unidades, que serão vendidas por R$ 71,9 mil.
C4 Lounge 100 anos
Na mesma cor Branco Nacré, tem rodas Djobe aro 17, bancos em couro Alcantara, tapetes e emblemas exclusivos “Origins”.
O motor é o THP 1.6 Flex de 173cv. Serão 50 unidades vendidas por R$ 107,4 mil.
A Citroën é atualmente a 11ª marca no ranking de vendas segundo dados da Fenabrave. O produto mais vendido da marca é o C4 Cactus, que só em maio emplacou 1,4 mil unidades enquanto o C3 já teve dias melhores assim como o Aircross. Mesmo com boa relação entre custo beneficio, o C4 Lounge teve só 174 unidades vendidas em maio, atrás até mesmo do Chery Arrizo 5 e Nissan Sentra.
Com isso, a marca prepara uma nova ofensiva. Na coletiva realizada hoje, a montadora confirmou que dobrará o número de concessionárias no país até 2022 e terá um lançamento por ano até 2023. O primeiro modelo que desembarcará por aqui será o C5 Aircross no próximo ano.