Clínicas de diálise acionam o STF contra piso salarial da enfermagem
Alguns hospitais privados já estudam demitir funcionários por conta do aumento
Foto: Reprodução
A Associação Nacional dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) decidiu acionar o STF, com um pedido de nulidade da Lei que instituiu o piso nacional da enfermagem.
Isso porque as entidades nacionais que representam o setor privado de saúde, alertaram a respeito do custeio deste aumento salarial. Alguns hospitais já estudam demitir funcionários.
A lei foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, porém não determinou qual seria a fonte de renda de custeio para esse aumento. A medida cria um piso mensal de R$4.700 para os enfermeiros.
Associações de hospitais e planos de saúde, também se reúnem com a Agência Nacional de Saúde Suplementar durante essa semana para comunicar ao órgão que a nova lei vai gerar repasses de custo no setor, e pode causar um impacto sobre o consumidor final, sendo preciso aumentar a mensalidade dos planos.
Para a Associação dos Centros de Diálise, a situação é ainda mais grave, visto que 87% dos pacientes reais do país são atendidos por clínicas privadas que possuem convênio ao SUS, e que já vinham enfrentando uma crise por falta de reajuste da tabela.