Clube do livro termina leitura de uma obra depois de 28 anos
Organizador do grupo afirma que reuniões são feitas em bibliotecas desde 1995

Foto: Reprodução/Gerry Fialka
Um clube do livro nos Estados Unidos terminou, finalmente, a leitura de Finnegan's Wake, de James Joyce, depois de 28 anos de reuniões. A obra é conhecida por ser extremamente difícil de ler, e os membros do grupo levaram a sério a tarefa de analisá-la página por página. Segundo o The Guardian, Joyce já afirmou em uma entrevista antiga que os leitores deveriam dedicar a vida inteira para analisar suas obras, o que também se aplica a essa em específico.
Finnegan's Wake é tão difícil que teóricos literários afirmam que ninguém pode realmente dizer que entendeu 100% dele. O livro está escrito em uma mistura complicada de palavras reinventadas, trocadilhos e alusões, fazendo referência a cerca de 80 idiomas, além de não deixar claro onde se passa a história ou quem são os personagens.
Gerry Fialka, cineasta experimental e organizador dos encontros mensais desde 1995, afirma que cerca de 10 a 30 pessoas compareciam às reuniões em uma biblioteca local, para ler duas páginas do livro e discutir suas opiniões. Eventualmente, eles diminuíram o ritmo para apenas uma página por mês, para terem mais tempo de debate. Ele também conta que diversas pessoas entraram e saíram do grupo, no entanto alguns dos fundadores permaneceram até o fim.
Curiosamente, o grupo de leitura de Fialka levou mais tempo para terminar a leitura do que o autor para escrever o livro (cerca de 17 anos). Infelizmente, James Joyce faleceu logo após publicar o livro, então o que ele realmente quis dizer com todos os enigmas presentes em suas páginas para sempre será um mistério, cabendo aos leitores tentar desvendá-los.