Clube do Reino Unido oferece pacote turístico com direito a vacinação contra Covid-19
Doses para associados com mais de 65 anos seriam aplicadas em Dubai
Foto: Reprodução/A Gazeta
A procura pela imunização contra a Covid-19 se tornou o novo atrativo de um clube de elite no Reino Unido. Com anuidade de 25 mil libras, o Knightsbridge Circle de Londres decidiu oferecer a seus associados com mais de 65 anos um pacote turístico para Dubai com a vacinação incluída. Segundo o jornal britânico The Guardian, que publicou sobre o caso nesta quarta-feira (3), vacinas da empresa chinesa Sinopharm vêm sendo oferecidas pelo sistema de vacinação dos Emirados Árabes Unidos aos associados do clube, como parte de uma parceria para atrair turistas à região.
Este é o primeiro caso de um país usando seus suprimentos de vacina contra a covid-19 como um ponto de venda para turistas estrangeiros, em meio a uma escassez global de doses e pedidos para compartilhar o recurso com pessoas vulneráveis ??e profissionais de saúde em todo o mundo. O Knightsbridge Circle se apresenta como um "serviço de viagens e estilo de vida", oferece dois pacotes pelo serviço, ambos disponíveis para maiores de 65 anos.
O primeiro consiste no pagamento da anuidade completa de 25 mil libras. Já o pacote "mais econômico" custa a bagatela de 10 mil libras, que dá direito a uma associação provisória de três semanas e acesso à vacina. Para a segunda opção, no entanto, o associado deve cobrir seus custos com voos e três semanas de acomodação no país do Golfo Pérsico, já que os voos diretos entre Reino Unido e UAE estão suspensos.
Um porta-voz do clube informou ao jornal britânico que tanto a associação anual quanto a associação por três semanas esgotaram. O Knightsbridge Circle recebeu ampla publicidade e milhares de novos pedidos de adesão no mês passado, quando alegou que poderia levar seus associados com 65 anos ou mais para os Emirados Árabes para "compromissos privados para a vacina Pfizer", que já foi aprovada para uso no Reino Unido.
No entanto, o The Guardian verificou a alegação do clube com a Pfizer, que disse ter fornecido sua vacina apenas para o governo dos Emirados Árabes Unidos, não para qualquer empresa privada. Posteriormente, o clube confirmou a informação da Pfizer e disse que a vacina inglesa estaria disponível apenas para residentes nos Emirados, mas que esses poderiam fazer uso dos serviços oferecidos pelo clube, como chofer e outros.
Ainda de acordo com o clube, a parceria com o governo do país do Golfo permite o acesso à vacina Sinopharm, que ainda não foi aprovada no Reino Unido. "Knightsbridge Circle conseguiu fazer parceria com os Emirados Árabes Unidos para levar turismo para a área", disse o porta-voz do clube. "Para esses turistas, é oferecida a vacina Sinopharm."