Política

CNPG emite Nota Técnica contra projeto de lei que legaliza jogos de azar

A nota diz que as atividades são "historicamente controladas por intermédio de violentas organizações criminosas"

Por Da Redação
Ás

CNPG emite Nota Técnica contra projeto de lei que legaliza jogos de azar

Foto: Divulgação/Senado Notícias

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) informou nesta sexta-feira (1), que o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) expediu uma Nota Técnica para sensibilizar a sociedade brasileira sobre a tramitação do Projeto de Lei que legaliza os jogos de azar no país, como bingos, máquinas caça níqueis e jogo do bicho.

De acordo com a nota referente ao PL n.º 442/1991, que se encontra atualmente no Senado Federal, em regime de urgência, as atividades citadas são "historicamente controladas por intermédio de estruturadas e violentas organizações criminosas, que simultaneamente exploram e cometem inúmeras outras atividades ilícitas (homicídios, tráfico de entorpecentes, extorsões, corrupções, etc), inclusive em alianças com facções e milícias".

O Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), responsável pela elaboração da nota, contextualiza os riscos e danos que a legalização dos jogos de azar pode causar à sociedade. De acordo com o documento, da forma como foi aprovado o Projeto de Lei na Câmara dos Deputados, a exploração de jogos de azar no país ficará numa espécie de limbo fiscalizatório, com consequências gravíssimas nos combates à corrupção e à lavagem de dinheiro, tornando atrativa a instalação das máfias estrangeiras em território brasileiro.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.