Bahia

Codesal: mais de 50 casarões já desabaram em Salvador desde 2013

Dados apontam que 131 imóveis históricos possuem alto risco de desabamento ou incêndio

Por Da Redação
Ás

Codesal: mais de 50 casarões já desabaram em Salvador desde 2013

Foto: Divulgação

De 2013 até 2020, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) já registrou 2.555 desabamentos de imóveis na cidade, sendo que 1.353 foram totais e 1.202 parciais. Do total, 59 foram desabamentos de casarões, prédios históricos da capital baiana.

Só neste ano, 11 casarões desabaram. Recentemente, um casarão teve um desabamento parcial e os destroços provocaram a interdição do tráfego de veículos e pedestres na Ladeira da Montanha. Apesar do ocorrido, ninguém ficou ferido e o imóvel foi derrubado.

De acordo com a Codesal, um dos principais fatores para a ocorrência dos desabamentos dos casarões se dá devido ao abandono do imóvel, a falta de manutenção e requalificação e, por muitas vezes, a ação climática.

Além disso, o órgão salienta que alguns imóveis históricos são alvos de vandalismo e também chegam a ser ocupados de maneira irregular por moradores em situação de rua.

Do total de 1.295 imóveis vistoriados e cadastrados pela Codesal através do Projeto Casarões, 131 possuem risco muito alto de desabamento ou incêndio e outros 273 têm risco alto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário