Brasil

Com 131 dias sem chuva, DF chega à maior estiagem dos últimos 52 anos

Temperatura máxima deve chegar a 35% nesta quinta (15)

Por Da Redação
Ás

Com 131 dias sem chuva, DF chega à maior estiagem dos últimos 52 anos

Foto: Agência Brasil

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgados nessa quinta-feira (15), apontam que Brasília está sem chuvas há 131 dias e, devido à maior estiagem dos últimos 52 anos, a temperatura máxima deve chegar hoje a 35%, com umidade relativa do ar em 15%. 

Na última quarta-feira (14), o Distrito Federal registrou novo recorde de calor neste ano, pelo quarto dia consecutivo. Os termômetros oficiais chegaram a registrar 35,2ºC, às 14 horas. A umidade relativa do ar registrou baixa de 11%. A situação é preocupante. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta, por exemplo, que o ideal é 60% de umidade. Segundo o Inmet, 2022 registra a pior estiagem dos últimos 52 anos. Em 1970, o DF registrou 135 dias consecutivos sem chuva. O recorde maior se deu em 1963, com 164 dias de seca.

O Corpo de Bombeiros do DF chegou a registrar 82 focos de incêndio em todo o Distrito Federal na quarta-feira (14). Apenas entre os dias 5 e 12 de setembro, mais de 4 mil hectares do Parque Nacional de Brasília, área preservada que abriga nascentes e diversas espécies de animais, foram queimadas. 

Trata-se de quase 10% da área total de 42 mil hectares do parque. O trabalho para controlar o fogo prossegue nesta quinta-feira (15), quando o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) deve divulgar um novo balanço.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário