Com 3 ministérios, União Brasil é partido que mais vota contra governo
Legenda se declarou independente e ameaça ir para a oposição
Foto: Reprodução/Twitter
O União Brasil é o partido que mais vota contra os projetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara dos Deputados entre as legendas com pastas na Esplanada dos Ministérios. A informação é de uma pesquisa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
O União Brasil tem 59 deputados e tem a terceira maior bancada da Câmara. Para atrair a legenda para a base, Lula entregou ao partido três ministérios: Comunicações (Juscelino Filho), Turismo (Daniela Carneiro) e Integração e Desenvolvimento Regional (Waldez Góes).
Mesmo com todo o espaço dado, o partido se declarou independente e, para assumir comando maior, ameaça ir para a oposição.
Com três ministérios, o partido é o que menos vota com o governo na comparação com as outras oito legendas que receberam alguma pasta de Lula: PT, PCdoB, PDT, PSB, PSOL, Rede, PSD e MDB.
Proporcionalmente, inclusive, o partido rejeita mais propostas do governo do que as siglas de oposição PP, PSDB e Cidadania e do que outros independentes, como PSC, PSD, MDB, Republicanos e Patriota.
Com 45,23% de votos favoráveis à pauta governista, o União o terceiro partido que menos deu apoio a Lula na Câmara, atrás apenas de PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, e Novo, o mais oposicionista.