• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Com início de fusões, Câmara dos Deputados terá menor número de representações partidárias na Casa
Política

Com início de fusões, Câmara dos Deputados terá menor número de representações partidárias na Casa

Em 2018, o número de legendas era 30, mas caiu quase pela metade em 2022

Por Da Redação
Ás

Com início de fusões, Câmara dos Deputados terá menor número de representações partidárias na Casa

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A partir de fevereiro do ano que vem, a Câmara dos Deputados estará com apenas 19 representações partidárias, o menor número desde 2002. Em 2018, a legislatura contabilizava pelo menos 30 partidos, mas agora as agremiações deram início a uma temporada de fusões. 

A última foi registrada na sexta-feira (7), quando o Solidariedade e o PROS decidiram fundir e formar um só partido, que manterá o nome Solidariedade. Segundo Paulinho da Força, que faz parte da legenda, com a fusão o partido passa a computar 2,8 milhões e votos e passam a cumprir a cláusula de barreira. 

Neste ano, seis partidos conseguiram eleger deputados, mas não passaram nos critérios da cláusula de barreira: PSC, Patriota, Solidariedade, PROS, Novo e PTB. Eles não terão acesso ao fundo partidário a partir do ano que vem, nem terão tempo de propaganda na televisão. Por isso, a maioria dessas legendas também já deu início a tratativas para se unir a outras maiores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário