Economia

Com mercado de trabalho aquecido, consumo das famílias avança

Indicador, principal do PIB sob a ótica da demanda, foi de 1,1% no 3° trimestre

Por Da Redação
Ás

Com mercado de trabalho aquecido, consumo das famílias avança

Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta terça-feira (5), mostram que as despesas de consumo das famílias aumentaram 1,1% no terceiro trimestre deste ano e contribuíram para o leve avanço de 0,1% da economia brasileira no período. 

O consumo das famílias é o principal componente do Produto Interno Bruto (PIB), respondendo por cerca de 60% do indicador. No terceiro trimestre, um possível estímulo para o consumo veio do mercado de trabalho. À época, o país registrou abertura de vagas de emprego e aumento da renda média e da massa salarial.

Para Rebeca Palis, coordenadora do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, os programas de transferência de renda, a melhora do mercado de trabalho, a inflação mais baixa e o crescimento do crédito explicam o avanço.

"Por outro lado, apesar de começarem a diminuir, os juros continuam altos, e as famílias seguem endividadas", observa a pesquisadora ao comentar a nona alta trimestral consecutiva do consumo das famílias.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário