Economia

Com pernil 30% mais caro, item natalino pode ser substituído em ceia natalina

Levantamento mostra quais os itens que ficaram mais caros

Por Da Redação
Ás

Com pernil 30% mais caro, item natalino pode ser substituído em ceia natalina

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

Os preços das carnes para a ceia de Natal estão ada vez mais caras, segundo a pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), que apontou o pernil suíno 30,5% mais caro neste ano, enquanto o lombo suíno e o frango inteiro subiram 20,14% e 14,5%, respectivamente. 

Apesar das recomendações de especialistas para que as festas de fim de ano sejam reduzidas, muitas famílias vão se reunir durante as festividades. Porém, segundo a Pesquisa Datafolha, a maior parte dos brasileiros (74% ) disseram que durante as festas de fim de ano não pretendem se reunir com quem não vive na mesma casa. 

Um levantamento feito pelo Índices de Preços ao Consumidor (IPC) do Ibre/FGV, mostra que 16 itens consumidos na ceia natalina ficaram em média 15% mais caros nos últimos 12 meses até novembro, mais de três vezes a inflação medida pelo IPC da FGV, que ficou em 4,19% no período.

Entre os itens da ceia de Natal que tiveram alta neste ano são: bacalhau (10%), batata inglesa (10,67%), frutas (14,99%), bolo pronto (3,53%), azeite (9,72%), azeitona em conserva (13,29%), refrigerantes e água mineral (3,73%), sucos de fruta (3,37%) e vinho (3,94%).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário