Com um a menos, Bahia perde para o Vasco e segue distante do G-4
Expulsão de Jean Lucas na primeira etapa é determinante para derrota do Tricolor

Foto: Rafael Rodrigues/EC.Bahia
O Bahia perdeu para o Vasco por 3 a 1, em confronto disputado na noite desta quarta-feira (24), no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, em jogo atrasado pela 16ª rodada do Brasileirão. Com resultado, o Tricolor segue longe do G-4, aparecendo na sexta posição, com 37 pontos, enquanto o Cruzmaltino se afastou da zona de rebaixamento e subiu para 13ª posição, com 27 pontos.
A primeira etapa começou equilibrada, principalmente por uma sequência de erros individuais para os dois lados, que inclusive ocasionou o gol do Bahia. Porém, o cenário mudou totalmente quando o Bahia teve Jean Lucas expulso.
A primeira grande chance na partida aconteceu aos 10 minutos da primeira etapa, quando após escanteio fechado de Coutinho, Nuno Moreira desviou na trave.
O Bahia abriu o placar aos 30 minutos. Lucas Freitas deu toque de bola errado para Hugo Moura e Sanabria ficou com a posse de bola, dando um tapinha por cima de Leo Jardim. Golaço.
Apesar do placar favorável, o jogo ficou com cenário complicado para o Bahia aos 34 minutos, quando Jean Lucas fez falta em Barros e após a consulta do VAR, foi constatada cotovelada do volante. O árbitro então, expulsou o jogador.
Naturalmente por ter tido um homem a mais em campo, o Vasco conseguiu ser mais ofensivo e chegou ao empate ainda na primeira etapa. Com 45 minutos, após cruzamento de Paulo Henrique, a bola passou por toda defesa do Bahia e Philippe Coutinho cabeceou, meio jeito, para o fundo das redes de Ronaldo.
O empate reascendeu o Vasco no jogo. O Cruzmaltino teve ótima chance para virar o placar aos 48 minutos, em finalização da entrada da área de Puma Rodríguez, que parou em grande defesa de Ronaldo.
Na segunda etapa, o Vasco se aproveitou ainda mais da superioridade numérica para encurralar o Bahia no campo de defesa e desta forma que conseguiu virar o jogo.
Aos 14 minutos, após batida de escanteio de Coutinho, Nuno subiu mais alto que toda defesa do Bahia e testou para o fundo do gol de Ronaldo. 2 a 1.
Tecnicamente, o Bahia já não fazia um jogo bom e o fato do Vasco seguir ofensivo pressionando o time mesmo após ter passado à frente do placar, serviu para desmoronar qualquer estratégia montada por Rogério Ceni para se defender.
Aos 31 minutos, Nuno Moreira aproveitou o passe errado de Mingo na saída de bola, interceptou a bola e puxou contra-ataque. A bola sobrou para Vegetti que tentou o cruzamento, mas Juba na tentativa de cortar, encobriu o goleiro Ronaldo.
Coutinho teve outra grande chance de ampliar para o Cruzmaltino aos 36 minutos em linda cobrança de falta, que passou raspando a trave de Ronaldo.
Vegetti também quase marcou o quarto do Vasco aos 37 minutos. O atacante dominou no peito na entrada da área e soltou uma bomba, mas o goleiro Ronaldo conseguiu espalmar.
Vegetti teve outra grande chance de deixar o gol dele pelo Vasco aos 45 minutos. David fez grande lançamento para o atacante dentro da área e bateu cruzado, mas pela linha de fundo de Ronaldo.
O Bahia teve um último suspiro de chance aos 46 minutos. Tiago recebeu lançamento nas costas da defesa do Vasco e bateu cruzado, mas parou na boa defesa de Leo Jardim.
No fim, mais um resultado negativo jogando longe de Salvador para o Bahia e uma nova chance também desperdiçada do time conseguir se reaproximar das primeiras posições