• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • 'Cometa do Diabo': espetáculo celestial estará visível em abril de 2024
Mundo

'Cometa do Diabo': espetáculo celestial estará visível em abril de 2024

Com aproximadamente 29 quilômetros de diâmetro o cometa 12P/Pons-Brooks é três vezes o tamanho do Monte Everest

Por Da Redação
Ás

'Cometa do Diabo': espetáculo celestial estará visível em abril de 2024

Foto: Nasa

Conhecido cientificamente como 12P/Pons-Brooks, o "cometa do diabo" está prestes a proporcionar um espetáculo celestial marcante no próximo dia 21 de abril de 2024, durante o periélio, ponto da órbita mais próximo do Sol. As informações são da O Globo.

Com aproximadamente 29 quilômetros de diâmetro, três vezes o tamanho do Monte Everest, o cometa se destacará por sua presença imponente. Embora atualmente esteja a cerca de 232 milhões de quilômetros da Terra, distância segura que não representa risco, sua visibilidade será notável durante as próximas semanas.

O astro, descrito como um "vulcão frio", exibe explosões criovulcânicas que o tornam brilhante o suficiente para ser visto sem a necessidade de telescópios profissionais. O pesquisador Theodore Kareta destaca que o 12P/Pons-Brooks é único, com aumentos repentinos de brilho durante sua órbita.

Descoberto pela primeira vez em 1812, esse cometa do diabo atingirá seu ponto mais próximo da órbita da Terra em 2024. Apesar de sua denominação intrigante, não representará ameaça à humanidade. A expectativa é de que seja visível ao público em geral, podendo ser observado com binóculos ou mesmo a olho nu.

Os cometas criovulcânicos, como o 12P/Pons-Brooks, são corpos celestes compostos por gelo, poeira e partículas rochosas, envoltos por uma nuvem nebulosa de gases. Quando se aproximam do Sol, aquecem, resultando em um espetáculo de explosões. O astrônomo amador Eliot Herman relata que o cometa brilhou abruptamente quase 100 vezes em 31 de outubro, indicando uma nova explosão de atividade criovulcânica, conferindo-lhe a aparência de "demônio com chifres".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.