Mundo

Cometa "verde" pode ser visto a olho nu nos próximos dias

Objeto espacial foi descoberto por Michael Mattiazzo

Por Da Redação
Ás

Cometa "verde" pode ser visto a olho nu nos próximos dias

Foto: Divulgação/Nasa

O cometa ‘verde’ Swan e sua cauda de mais de 17 milhões de quilômetros poderão ser vistos apenas ao olhar para o céu. Segundo os astrônomos, a bola de gelo está ficando cada vez mais brilhante ao se aproximar do Sol.

O objeto espacial, descoberto em abril pelo astrônomo Michael Mattiazzo, recebeu esse nome porque foi observado com o Solar Wind Anisotropies (Swan), instrumento que faz parte do satélite de observação Soho, operado pela Nasa e pela Agência Espacial Europeia. Apesar da possibilidade de ser visto a olho nu, quem quiser observar com mais clareza deve utilizar binóculos ou um pequeno telescópio.

Em entrevista ao portal da prefeitura de São Paulo, o diretor dos planetários do parque do Ibirapuera e do Carmo, João Eduardo Fonseca, disse que o horário ideal de observação será no final da madrugada um pouco antes do nascer do Sol. "Para ver o Swan, é necessário estar em um local bem escuro, porque o astro tem pouca luminosidade em volta dele", pontuou.

De acordo com o jornal Daily Mail, atualmente o Swan está a aproximadamente 85 milhões de quilômetros de distância da Terra. Segundo os astrônomos, a bola de gelo e poeira com tonalidades verdes visita a parte interna do sistema solar uma vez a cada 11.597 anos.

Atualmente, o cometa Swan tem magnitude de 5,4, o que significa ser fracamente visível ao olho nu. Contudo, a magnitude dele pode chegar a 3 até o final de maio —quanto menor o número, mais brilhante o objeto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.