• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Comissão da Câmara aprova proposta de prisão após condenação em 2ª instância
Brasil

Comissão da Câmara aprova proposta de prisão após condenação em 2ª instância

Proposta ainda passará por comissão especial instalada por Rodrigo Maia

Por Da Redação
Ás

Comissão da Câmara aprova proposta de prisão após condenação em 2ª instância

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou, na tarde desta quarta-feira (20), a proposta que poderá permitir que pessoas condenadas na segunda instância comecem a cumprir a pena. O relatório foi aprovado por 50 votos a 12 no colegiado e prossegue sob análise de uma comissão especial que ainda deve ser instalada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

A aprovação só aconteceu após pedidos de deputados do Centrão para que o relatório de Caroline de Toni (PSL-SC) fosse alterado mais uma vez. Com isso, ao invés de aprovar a versão original que modificava o artigo 5º da Constituição, foi aprovada nova versão da PEC que altera os artigos 102 e 15 da constituição.

Partidos como o Republicanos, Democratas e o PSD reclamaram da manutenção da constitucionalidade da proposta e anunciaram a entrada em obstrução caso a proposta não fosse rejeitada. O Centrão já havia se manifestado contrário a mudança no artigo.

Decisão do STF

Em votação no Supremo Tribunal Federal (STF), foi revogada a prisão após condenação em segunda instância no último dia 7 de novembro. Após a decisão, réus condenados só poderão ser presos após o trânsito em julgado. O resultado beneficiou personalidades políticas, a exemplo do ex-presidente Lula.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário