Comissão da Previdência retoma discussões na próxima semana
O acordo é que todos os deputados inscritos possam falar, para evitar obstrução nesta fase
Foto: Deputado Federal Samuel Moreira - Foto: Arquivo/Agência Brasil
Os debates sobre o parecer do deputado federal Samuel Moreira (PSDB) sobre a reforma da Previdência (PEC 6/2019) retomam na terça-feira (25), 9h, na Comissão Especial que analisa a matéria na Câmara dos Deputados. O acordo é que todos os deputados inscritos possam falar, para evitar obstrução nesta fase. As discussões foram feitas em duas reuniões (terça,18, e quarta,19) e a expectativa é que na próxima quarta (26) o relatório comece a ser votado.
Samuel Moreira continua aberto a mudanças. De toda forma, a oposição já se adiantou que deve votar contra o texto, conforme disse Alessandro Molon (PSB), líder da oposição na Câmara. Ele citou pontos de conflito no texto, como as regras de transição e o tempo mínimo de contribuição de homens estipulado em 20 anos e para mulheres em 15. "Há novo problema na contagem de tempo, pois quem contribuir com valor inferior ao equivalente a 1 salário mínimo não contará 1 mês de contribuição. Isso é um erro, porque o trabalhador de tempo parcial não conseguirá se aposentar. Isso também tem que ser retirado da proposta", acrescentou.
Se há acordo para a fase de debates, o mesmo não existe para a votação, uma vez que os contrários à reforma do governo de Jair Bolsonaro concordaram usar todos os mecanismos de obstrução para prolongar os trabalhos.