• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Comissão de Agricultura da Câmara aprova projeto que cria programa para estimular indústria do cacau

Comissão de Agricultura da Câmara aprova projeto que cria programa para estimular indústria do cacau

Proposta, do deputado Félix Mendonça Júnior, ainda será analisado em caráter conclusivo

Por Da Redação
Ás

Comissão de Agricultura da Câmara aprova projeto que cria programa para estimular indústria do cacau

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (11), um projeto de lei do deputado federal baiano Félix Mendonça Júnior (PDT), que institui o Recacau, um regime tributário especial para estimular a implantação de indústrias de beneficiamento de cacau. O texto prevê a suspensão de tributos federais na aquisição de máquinas, equipamentos e materiais de construção.

Félix destacou que o projeto tem como objetivo recolocar o Brasil na posição de maior produtor de cacau do mundo. Atualmente, os maiores produtores são Costa do Marfim e Gana, ambos localizados na África.

“O Recacau deve ser visto como um programa governamental que, em conjunto com outras propostas, terá o potencial de reverter o periclitante cenário em que se encontram os produtores de cacau nacionais, especialmente aqueles localizados no estado da Bahia”, disse o parlamentar. 

A fruição dos benefícios tributários do Recacau ficará condicionada à regularidade fiscal do beneficiário. Os estímulos do regime incluirão suspensão do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), da contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) para máquinas, equipamentos, serviços e materiais de construção utilizados ou adquiridos para a construção de indústrias.

Os benefícios poderão ser usufruídos nas aquisições e importações realizadas no período de cinco anos, contado da data de habilitação do beneficiário. 

O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo – quando não há necessidade de votação pelo plenário da Casa para aprovação da matéria –, pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.