• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Comissão de Segurança deve convocar Lewandowski para explicar portaria sobre câmeras corporais

Comissão de Segurança deve convocar Lewandowski para explicar portaria sobre câmeras corporais

Requerimento de convocação do ministro consta na pauta desta terça-feira (4)

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Comissão de Segurança deve convocar Lewandowski para explicar portaria sobre câmeras corporais

Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados deve aprovar, nesta terça-feira (4), um requerimento de convocação do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para prestar explicações sobre uma portaria de sua pasta que reúne diretrizes sobre o uso de câmeras corporais em fardas policiais.

O requerimento foi apresentado pelo deputado Coronel Ulysses (União-AC) e consta na pauta de uma das sessões previstas para terça na comissão.

A portaria, publicada na última terça-feira (28), o Ministério da Justiça publicou uma portaria com 16 circunstâncias em que as câmeras devem estar, obrigatoriamente, ligadas. O documento assinado pelo ministro não tem força de regra, porém serve como orientação para estados que decidirem utilizar os equipamentos.

Ainda segundo a portaria, recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e do Fundo Penitenciário Nacional para a implementação dos equipamentos serão repassados aos estados que seguirem as diretrizes do documento.

Na justificativa da solicitação de convocação, o deputado Coronel Ulysses aponta que o Ministério da Justiça “extrapolou os parâmetros” definidos pela lei que cria o FNSP ao definir o repasse de verbas para estados que seguirem as diretrizes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário